26/12/2018

Metrô de Brasília inaugura projeto de energia solar para Estação Samambaia Sul

Na última sexta (21), foi inaugurada a Estação Solar Samambaia Sul, que integra o projeto de minigeração de energia limpa e renovável da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.

Foram instalados na Estação Samambaia, 561 painéis fotovoltaicos, com capacidade de gerar 308 mil quilowatts/hora por ano, o equivalente a 100% do consumo da estação. O projeto de energia solar, trará uma economia de cerca de R$ 120 mil por ano em gastos com energia.


“A estimativa é que tenhamos o payback em torno de seis anos. Mas, além da economia e retorno do investimento, é uma ação de sustentabilidade e futurista. Temos que pensar no futuro de nossos filhos e netos. Afinal, a energia solar é limpa e não traz danos à natureza”, afirma Marcelo Dourado, diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

Segundo o presidente, haverá excedente de energia gerado pelas placas solares, que será aproveitado nas próximas estações, que são Furnas e Terminal Samambaia.

O governador de Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também participou da solenidade de lançamento e destacou que “É necessário mais projetos sustentáveis no nosso país. Temos que usufruir do Sol, que é abundante no Brasil, e o Metrô dá um passo adiante e se destaca em cenário nacional.”

O Metrô-DF está entre os cinco metrôs do mundo a instalar projetos de energia solar em suas estações. “A Estação Guarioroba, em Ceilândia, foi o primeiro terminal. Hoje estamos inaugurando o segundo. Mas ainda temos projetos para avançar nesse sentido e tornar o Metrô-DF a maior usina solar do mundo”, destaca o presidente, Marcelo Dourado.

Cerca de 170 mil passageiros são transportados diariamente pelo Metro-DF, sendo que na Estação Samambaia Sul embarcam 2,4 mil passageiros por dia.

A empresa executora do projeto solar foi a DCCO. A DCCO venceu a licitação pública no valor de R$883.985,99, com os recursos pagos fruto de emenda parlamentar do deputado federal Izonel Lira.

“Tivemos um ótimo trabalho e empenho da DCCO. Eles trabalharam sol a sol para nos entregar essa obra ainda esse ano e beneficiar os brasilienses o mais rápido possível”, pontua o presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

 


Últimas notícias

15

01

Residencial Auge compra grupo gerador de ener

Leia Mais
08

01

DCCO instala energia solar no Residencial Bri

Leia Mais
26

12

Metrô de Brasília inaugura projeto de energia

Leia Mais
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok