03/03/2020

Tipos e fontes de geração de energia elétrica

As fontes de energia são recursos naturais ou artificias utilizados pela sociedade para produção de energia. No Brasil, 95% da energia elétrica é gerada em usinas hidrelétricas, que utilizam a força das águas. Existem, porém, diversos tipos de fonte de energia.

 

Energia Hidráulica

A mais utilizada no Brasil devido à grande quantidade de rios. As usinas transformam a energia potencial da água em energia cinética, acionando um eixo gerador que produz energia elétrica. É uma fonte renovável.

Muitos confundem a Energia Hidrelétrica com a Energia Hidráulica, a diferença entre elas é que, enquanto a Energia Hidrelétrica refere-se apenas ao uso de Energia Hidrelétrica para obter energia elétrica ou eletricidade, a Energia Hidráulica pode ser usada tanto para gerar energia elétrica quanto para obter energia de outro tipo, como a mecânica, por exemplo.

 

Energia Solar

Fonte limpa e renovável que não causa muito impacto na natureza. Utiliza placas solares para captar a radiação do sol e transformá-la em energia. Aqui, na DCCO, possuímos soluções completas em energia solar para fins rural, comercial e industrial.

 

Energia Eólica

Energia gerada a partir do vento. Apesar de causa baixos impactos ambientais, os recursos necessários são de alto custo e não existem regiões que tenham a quantidade suficiente de ventos para gerar energia exclusivamente dessa forma.

 

Biomassa

A decomposição de matéria orgânica gera gases que são processados e tornam-se energia. Esse procedimento é feito em usinas especiais e possuem baixo custo de produção.

 

Energia Nuclear

A Energia Nuclear é gerada através da fissão nuclear de materiais radioativos. São menos poluentes do que as usinas que utilizam combustíveis fósseis, porém o uso dessa tecnologia pode causar acidentes.

 

Fontes não-renováveis de energia

São aquelas que utilizam recursos da natureza considerados finitos. Ou seja, em algum momento eles não vão mais existir e teremos que ir em busca de novas fontes de energia.

 

Combustíveis Fósseis

São aqueles cuja queima é capaz de gerar energia. Os tipos mais conhecidos são o carvão mineral e o petróleo. Existem inúmeras usinas termoelétricas no Brasil, a maioria delas utilizam de grupos geradores para geração de energia.

Os grupos geradores são muito utilizados no mercado, em caso de quedas de energia, e para economia de energia, quando utilizado em horário de ponta. A DCCO comercializa grupos geradores nos estados de Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

 

Além dos exemplos e energia acima citados, existem diversas outras fontes de energia menos conhecidas e utilizadas, como energia das marés e energia geotérmica.

 

O mais importante, entretanto, é que, independentemente do tipo de energia utilizado cada um utilize de maneira consciente.

 


Últimas notícias

11

08

EBInfra comemora os 35 anos da DCCO

Leia Mais
04

08

DCCO completa 35 anos de história

Leia Mais
28

07

Transmissões automáticas Allison equipam novo

Leia Mais
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok