03/03/2020

Tipos e fontes de geração de energia elétrica

As fontes de energia são recursos naturais ou artificias utilizados pela sociedade para produção de energia. No Brasil, 95% da energia elétrica é gerada em usinas hidrelétricas, que utilizam a força das águas. Existem, porém, diversos tipos de fonte de energia.

 

Energia Hidráulica

A mais utilizada no Brasil devido à grande quantidade de rios. As usinas transformam a energia potencial da água em energia cinética, acionando um eixo gerador que produz energia elétrica. É uma fonte renovável.

Muitos confundem a Energia Hidrelétrica com a Energia Hidráulica, a diferença entre elas é que, enquanto a Energia Hidrelétrica refere-se apenas ao uso de Energia Hidrelétrica para obter energia elétrica ou eletricidade, a Energia Hidráulica pode ser usada tanto para gerar energia elétrica quanto para obter energia de outro tipo, como a mecânica, por exemplo.

 

Energia Solar

Fonte limpa e renovável que não causa muito impacto na natureza. Utiliza placas solares para captar a radiação do sol e transformá-la em energia. Aqui, na DCCO, possuímos soluções completas em energia solar para fins rural, comercial e industrial.

 

Energia Eólica

Energia gerada a partir do vento. Apesar de causa baixos impactos ambientais, os recursos necessários são de alto custo e não existem regiões que tenham a quantidade suficiente de ventos para gerar energia exclusivamente dessa forma.

 

Biomassa

A decomposição de matéria orgânica gera gases que são processados e tornam-se energia. Esse procedimento é feito em usinas especiais e possuem baixo custo de produção.

 

Energia Nuclear

A Energia Nuclear é gerada através da fissão nuclear de materiais radioativos. São menos poluentes do que as usinas que utilizam combustíveis fósseis, porém o uso dessa tecnologia pode causar acidentes.

 

Fontes não-renováveis de energia

São aquelas que utilizam recursos da natureza considerados finitos. Ou seja, em algum momento eles não vão mais existir e teremos que ir em busca de novas fontes de energia.

 

Combustíveis Fósseis

São aqueles cuja queima é capaz de gerar energia. Os tipos mais conhecidos são o carvão mineral e o petróleo. Existem inúmeras usinas termoelétricas no Brasil, a maioria delas utilizam de grupos geradores para geração de energia.

Os grupos geradores são muito utilizados no mercado, em caso de quedas de energia, e para economia de energia, quando utilizado em horário de ponta. A DCCO comercializa grupos geradores nos estados de Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

 

Além dos exemplos e energia acima citados, existem diversas outras fontes de energia menos conhecidas e utilizadas, como energia das marés e energia geotérmica.

 

O mais importante, entretanto, é que, independentemente do tipo de energia utilizado cada um utilize de maneira consciente.

 


Últimas notícias

07

04

DCCO muda de endereço em Rio Verde

Leia Mais
07

04

Saiba mais sobre a energia renovável e seus b

Leia Mais
03

04

Coronavírus altera funcionamento da DCCO

Leia Mais
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok