22/10/2019

Como funciona o abastecimento de diesel para grupos geradores de energia?

O abastecimento de diesel para grupo gerador de energia é muito importante, pois ele é utilizado para garantir a energia elétrica do lugar em que está instalado.

O óleo diesel é o combustível usado nos geradores e é indispensável que ele seja de qualidade, livre de impurezas e recomendando pelo fabricante.

O diesel é um combustível derivado do petróleo, óleo natural que surge a partir do acúmulo de resíduos orgânicos ao longo de milhares de anos. Ele é obtido a partir de refinamento, num processo de destilação fracionada (processo de separação de misturas). Assim, em sua composição, este óleo combustível passa a ter hidrocarbonetos, nitrogênio e enxofre.

Desde 2008, no Brasil, o óleo diesel consumido é composto por óleo mineral e biocombustível, que absorve maior quantidade de água do ar, tem maior disposição para a formação de microrganismos e reduz o desgaste do sistema de injeção. O enxofre, um dos componentes do óleo diesel é benéfico para manter a durabilidade e desempenho do óleo diesel, mas prejudicial ao meio ambiente, devido às emissões. E desde 2008, teve seu percentual reduzido, seguindo as legislações vigentes.

É indicado aos clientes, que façam o uso de estabilizados de óleo diesel, substitutos adequados para o enxofre. Esse produto evita o surgimento de fungos e bactérias no combustível e matem a integridade da estrutura do motor, diminuindo sua degradação ao longo prazo.

Algumas dicas para abastecer o gerador de forma correta
  • Deixar o gerador em um local com boa ventilação devido aos gases tóxicos liberados na combustão do óleo diesel;
  • Manter o equipamento longe de produtos inflamáveis ou de outros combustíveis;
  • Sempre verificar o nível do óleo do motor antes de abastecer o gerador a diesel. Se ele estiver com o nível abaixo do recomendado, o gerador pode não funcionar de forma correta e gastar mais combustível do que deveria;
  • Mesmo que o tanque ainda tenha combustível, não utilizar o mesmo óleo diesel por mais de seis meses;
  • Prestar atenção caso o gerador comece a fazer ruídos incomuns;
  • Mantenha os filtros e tanques de combustível sempre limpos e faça sua substituição conforme indicado pelo fabricante.
 
Além de saber como abastecer o gerador diesel corretamente, fazer manutenções regularmente também colabora para prolongar a vida útil do equipamento e manter suas operações sem falhas.
 
 

Últimas notícias

11

08

EBInfra comemora os 35 anos da DCCO

Leia Mais
04

08

DCCO completa 35 anos de história

Leia Mais
28

07

Transmissões automáticas Allison equipam novo

Leia Mais
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok