Energia Solar Residencial

Energia Solar Residencial

Energia Solar Residencial - Como Funciona

O painel solar no telhado da casa gera energia elétrica (em corrente continua) ao receber a luz do sol.

A energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada e, equaliza com a frequência da sua residência. (60Hz). Desta forma a energia solar residencial esta agora igual a da rede elétrica.

A energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, normalmente o sistema é conectado diretamente no seu quadro de energia.

A energia gerada é então distribuida pela casa e consumida pelos aparelhos elétricos. No caso de se ter um consumo maior do que a energia solar, a diferença é obtida atravéz do fornecimento de energia comum, da rua. 
E se por acaso sua residência gerar mais energia solar do que esta consumindo naquele momento a energia que sobra vai para a rede da distribuidora e gera um “crédito de energia” para você.

Vantagens da energia solar residencial


A principal vantagem da energia solar é o fato dela ser renovável, pois o calor do sol ainda permanecerá ativo durante bilhões de anos. Além é claro da vantagem que para muitas pessoas ser a principal: A economia! Após pagar os custos de implementação, a economia de gastos com energia é muito grande e com certeza vale muito a pena. 
Em alguns casos, pessoas que implementam a energia solar residencial, acabam tendo até mesmo lucro, vendendo o que sobram de energia extra para a operadora de energia do estado. 

Outra vantagem é que essa disponibilidade não requer adaptação, pois nas áreas de maior insolação, a energia solar está sempre presente sem a necessidade de intervenção humana, ao contrário do que ocorre, por exemplo, com as hidrelétricas, onde são necessárias alterações relevantes nas áreas onde elas são instaladas.

Além de tudo isso, a energia solar é considerada uma forma limpa de produzir energia. Isso não significa necessariamente que ela não gere impactos, mas pelo menos não emite poluentes. Por esse motivo, a sua utilização significa uma menor emissão de gases-estufa na atmosfera comparada com outras fontes de energia.

Quais equipamentos preciso adquirir para gerar energia solar residencial?


Para um sistema fotovoltaico padrão, conectado na rede elétrica residencial,  você vai precisar de: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica (eles devem aguentar o sol e chuva por 25 anos) e alguns outros materiais elétricos mais simples.
Lembre que somente engenheiros e eletrotécnicos podem registrar legalmente o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto a distribuidora para que você receba os seus créditos de energia.

Benefícios da energia solar residencial

O maior benefício para residenciais é diminuir a conta de luz e assim economizar energia. Para economizar energia em casa basta instalar um sistema residencial que você vai reduzir a sua conta em até 95%. É um investimento a longo prazo mas que gera excelentes resultados. A DCCO atende sistemas fotovoltaicos residenciais a partir de 1.000kW.

Deseja instalar energia solar residencial? Entre em contato
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok