Energia solar fotovoltaica

energia solar fotovoltaica

 

 

A energia solar fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica.

Como funciona Energia solar fotovoltaica?

As células fotovoltaicas são feitas a partir de materiais semicondutores. Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar).

 

Os elétrons livres são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico. Este campo elétrico é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre esses materiais semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora das células de energia solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

 

Ao contrário do sistema heliotérmico, o sistema fotovoltaico não requer alta irradiação solar para funcionar. Contudo, a quantidade de energia gerada depende da densidade das nuvens, de forma que um número baixo de nuvens pode resultar em uma menor produção de eletricidade em comparação a dias de céu completamente aberto.

 

A eficiência da conversão é medida pela proporção de radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. Normalmente, as células mais eficientes proporcionam 25% de eficiência.

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o governo desenvolve projetos de geração de energia solar fotovoltaica para suprir as demandas energéticas das comunidades rurais e isoladas. Estes projetos focam algumas áreas como: bombeamento de água para abastecimento doméstico, irrigação e piscicultura; iluminação pública; sistemas de uso coletivo (eletrificação de escolas, postos de saúde e centros comunitários); atendimento domiciliar.

 

Vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica 

A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) - todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.

A energia solar também tem vantagem em comparação a outras fontes renováveis, como a hidráulica, pois requer áreas menos extensas do que hidrelétricas por exemplo.

Quanto a desvantagem da energia solar fotovoltaica, é que, apesar de não exigir áreas tão extensas quanto as hidrelétricas, ainda requer grandes espaços. Portanto, é necessário realizar a análise do local mais apropriado para a implantação, uma vez que haverá a eliminação da vegetação local. 
 

As principais aplicações da energia solar fotovoltaica

Fornecimento de eletricidade às residências e empresas;
Aquecimento de água para uso doméstico e sanitário;
Aquecimento central de edifícios;
Fornecimento de energia a veículos;
Permite recarregar equipamentos elétricos;
Pontos de recarregamento de baterias durante o dia e várias outras aplicações úteis. 

Saiba mais sobre o nosso serviço de instalação de Energia Solar. 
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok