03/06/2016

Perguntas simples que devem ser feitas antes de comprar um gerador

1.O FORNECEDOR DO GERADOR É UMA FÁBRICA OU APENAS UMA MONTADORA?
Antes de optar por um fornecedor, procure saber se a empresa é responsável pela fabricação dos principais componentes do gerador (motor, alternador, sistemas de comando e transferência, itens sobressalentes, etc.) ou apenas compra componentes de diversos fabricantes para montá-los, adaptando-os para funcionar em um gerador “montado” (híbrido). Além disso, ao comprar um gerador “montado”, em caso de alguma pane, o cliente deverá recorrer a diversos fornecedores. No caso de um fabricante, o contato pós-vendas é único, mais rápido e sem contratempos.
 
2.O FORNECEDOR DO GERADOR POSSUI UMA ESTRUTURA PÓS-VENDA ADEQUADA?
Não basta fornecer um equipamento. O suporte pós-vendas é essencial para a confiabilidade de suas operações. Investigue se o fornecedor possui realmente oficina estruturada, robusto estoque de peças, engenharia de aplicação, técnicos treinados na fábrica, etc. Aqui, não basta apenas o fornecedor do gerador dizer que tem esta estrutura. Uma boa dica é visitar a estrutura física e instalações de seu fornecedor antes da aquisição para certificar se este irá atendê-lo bem após a compra de seu gerador.
 
3.AS CONFIGURAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS CONSIDERADOS PARA COMPRA SÃO SIMILARES?
Uma estratégia bem comum utilizada por alguns fornecedores para redução do custo final do gerador é a simples retirada de alguns componentes importantes da configuração do equipamento ou a substituição destes componentes por outros mais baratos e menos confiáveis. Por exemplo: confirme se o gerador possui disjuntores, como recomendado, ou apenas fusíveis de proteção. O equipamento possui regulador de velocidade? Qual é a capacidade do tanque de combustível? Os componentes são de marcas confiáveis ou de segunda linha? Confira se os impostos, o valor do frete e o valor da entrega técnica estão incluídos na proposta ou se serão cobrados a parte. Lembre-se: muitas vezes o mais barato pode sair muito caro.
 
4.QUAIS SÃO AS REFERÊNCIAS DE MERCADO QUE SEUS FORNECEDORES POSSUEM?
Não basta ter uma boa fatia de mercado. O mais importante é saber se os clientes de um determinado fornecedor estão ou não satisfeitos com o desempenho, confiabilidade e, principalmente, com o atendimento pós-vendas: reposição de peças e suporte técnico do fornecedor. Pesquise junto ao mercado onde a confiabilidade do produto é importante (hospitais, data centers e indústria) se os clientes estão satisfeitos com o atual fornecedor de geradores.
 
5.DURANTE A NEGOCIAÇÃO COMERCIAL, O FORNECEDOR ALTERA O ESCOPO DA PROPOSTA PARA REDUZIR O PREÇO?
Durante o processo de negociação, quando é solicitada a revisão da proposta comercial, fique atento se o fornecedor ao reduzir o preço do equipamento na proposta não alterou também o escopo técnico, utilizando componentes de pior qualidade ou retirando algum item para reduzir o custo do equipamento.
 
6.O FORNECEDOR DE GERADORES POSSUI EQUIPAMENTOS EM ESTOQUE PARA PRONTA ENTREGA?
O prazo de entrega de um gerador é um ponto muito importante e o não cumprimento deste prazo pode gerar grandes problemas. Algumas empresas levam isso tão a sério que fazem grandes investimentos para terem em seu estoque geradores para pronta entrega, visando dar tranquilidade e agilidade ao cliente final e cumprir o prazo de entrega acordado no momento da venda. Verifique no mercado se os fornecedores disponíveis têm cumprido os prazos acordados e se eles têm estoque de equipamentos.

Últimas notícias

08

05

DCCO qualifica mecânicos de dealer independen

Leia Mais
08

05

Máquinas Jacto são equipadas por Motor Cummni

Leia Mais
24

04

Máquinas Komatsu para atendem à necessidade d

Leia Mais
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok