09/12/2016

Horário de ponta: o que é e como economizar nesse período

O atual sistema de tarifas

Em 1993, a Lei n° 8.631 e o Decreto n° 774 estabeleceram a desequalização tarifária através do sistema horossazonal, que estabelece tarifas diferenciadas durante o horário de ponta, que ocorre todos os dias úteis durante três horas consecutivas, sendo o horário de início desse período definido por cada concessionária de energia, entre 17h e 22h.

Podem se enquadrar no sistema horossazonal consumidores com demanda acima de 500kW e tensão inferior a 69kV. Para esses consumidores (azul e verde) o custo do consumo de energia (kWh) é diferenciado no horário de ponta e no horário fora de ponta. Para os consumidores da tarifa azul, além do consumo, o custo da demanda contratada (kW) também é diferenciado entre os horários de ponta e fora de ponta. Os custos no horário de ponta da energia consumida podem chegar até mais de três vezes o custo da energia fora de ponta, dependendo da concessionária de energia.

Cummins auxilia na redução do seu custo com a energia

Em função do atual regime de tarifas, cresce  o número de empresas que, por motivos de economia, optam pela contratação do fornecimento de energia elétrica pelo regime de tarifa horossazonal (tarifa azul e tarifa verde) e utilizam grupos geradores para o suprimento de energia elétrica nos horários de ponta, reduzindo seus custos com o consumo de energia elétrica. A autoprodução, portanto, vem crescendo por motivos de economia dos consumidores, que têm a possibilidade de gerar sua própria energia elétrica a partir do óleo diesel ou gás natural.


Os valores variam de concessionária para concessionária, são reajustados periodicamente mediante resoluções da ANEEL, em função das condições dos contratos de concessão. Sobre as tarifas, incide o ICMS, calculado pela alíquota vigente em cada estado.

A contratação do regime de abastecimento em uma das categorias da tarifa verde e a instalação de um grupo gerador para geração de energia nos horários de ponta, o qual pode suprir energia, também, nas ocorrências de interrupção do abastecimento pela concessionária, tem se mostrado como excelente alternativa de redução da fatura energética de muitas empresas. Em geral, a economia resultante pode chegar a mais de 30% da conta de energia elétrica, com a vantagem de eliminação das perdas de produção causadas por falta de energia.

Entre em contato com os especialistas da Cummins. A avaliação do seu perfil de consumo, fator de utilização e regimes tarifários disponíveis irá auxiliar você a encontrar a melhor solução para reduzir suas despesas com energia, aumentando sua rentabilidade.

Não há razão para reduzir as atividades da sua empresa durante o horário de ponta. Além das reduções nos custos de energia durante o horário de ponta, seu negócio estará protegido de eventuais falhas de fornecimento da concessionária de energia, garantindo o faturamento e aumentando sua competitividade no mercado.

Confie em quem entende

Conte com uma estrutura de engenharia pronta para oferecer a solução técnica e comercial mais adequada.

Presença Global

Conte, ainda, com uma rede completa de distribuição, com serviços e peças, capaz de disponibilizar o apoio necessário durante o projeto, instalação e operação de seu equipamento no Brasil e em mais de 130 países.

 

  • Potência 16 a 4.375kVA.
  • Diesel e gás, abertos ou carenados.
  • Sistemas de controle e transferência.
  • Vendas e locação.
  • Soluções completas de energia.

Vantagens reais
  • Você economiza até 30% nos gastos com energia elétrica.
  • Seu investimento estará pago em um prazo médio de 2 anos. Contate o distribuidor mais próximo e faça seu estudo de viabilidade.
  • Leasing ou Recursos Próprios: escolha a melhor maneira de obter seu Grupo Gerador Cummins. Mesmo financiando, você ainda economiza.
  • Seu negócio estará protegido de eventuais falhas de fornecimento convencional de energia, garantindo o faturamento e aumentando sua competitividade no mercado.

Últimas notícias

20

10

Cummins participa da Fenatran 2017

Leia Mais
09

10

Motores Cummins com venda via cartão BNDES

Leia Mais
02

10

Cummins é pioneira na ISO 50001

Leia Mais
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok