17/04/2017

Publicada lei que incentiva Energia Solar em Goiás

A lei nº 19.618, que isenta de ICMS os equipamentos e insumos prioritários para a construção de usinas fotovoltaicas, foi publicada no Diário Oficial do Estado de Goiás no dia 7 de abril. Com isso, estão isentas do imposto células solares não montadas, molduras de alumínio, encapsulantes EVA tecnologia, fitas de solda tecnologia, entre outros. A lei cria as condições para que o Programa Goiás Solar, lançado em fevereiro deste ano, seja implementado. A meta do governo é transformar Goiás em referência nacional no consumo e geração de energia solar. O programa é executado por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). Já a Goiás Fomento, tem linha especial de crédito para as empresas que quiserem investir no setor de energia solar.

O Programa Goiás Solar prevê ainda a instalação de placas de geração de energia solar nas casas de habitação social (Agehab). ​Além disso, o Goiás Solar também buscará articular, com outras instituições financeiras públicas e privadas, o lançamento de linhas de crédito adequadas ao fomento da energia solar fotovoltaica, promoverá a interlocução com as concessionárias para a simplificação e agilidade dos processos de habilitação dos empreendimentos, viabilizará o acesso a suprimento de energia para consumidores em geral, melhorando a qualidade e acesso as linhas de transmissão, a eficiência e a competitividade.

Energia solar no campo

Na semana passada, durante da feira Tecnoshow Comigo, o Governo de Goiás e o Banco do Brasil lançaram um novo programa voltado à geração de energia solar fotovoltaica nas propriedades rurais – o Programa Agroenergia do Banco do Brasil. O protocolo de intenções estabelece a viabilização da aquisição e instalação de usinas geradoras de energia elétrica de fontes renováveis pelos produtores rurais e empresas do Estado de Goiás, dentro das ações do Programa Goiás Solar do Governo do Estado. A meta é criar condições para que haja a redução do custo de produção, a auto-suficiência na geração de energia solar, produção e utilização de energia limpa e transferência de tecnologia ao campo.
Fonte: Jornal BioEnergia


Últimas notícias

11

12

DCCO participa de Dia de Campo em Bela Vista

Leia Mais
30

11

DCCO participa do Simpósio das Unimeds de GO,

Leia Mais
20

11

DCCO Rental loca geradores para Infoparty em

Leia Mais
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok