25/11/2016

Cuidados na hora de alugar um equipamento

O aluguel de equipamentos é uma solução para as necessidades temporárias de uma obra, quando não é viável optar pela compra. A desoneração de custos e a isenção das construtoras quanto ao funcionamento do equipamento estão entre as principais vantagens que tornam a locação uma tendência mundial.

A necessidade de algum modelo específico de equipamento também é solucionada com a locação. “Há construtoras que possuem gruas, mas em determinado projeto pode ser estipulado um modelo peculiar que não conste na frota. Nesse caso, ela deve alugar”, exemplifica Paulo Carvalho, presidente da Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (Alec). E completa: “Para quem utiliza um equipamento com frequência, é melhor adquiri-lo e absorver o custo-benefício. Se não utiliza, costuma ser melhor optar pela locação”.

José Antonio Spinassé, vice-presidente da Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem (Apelmat), acrescenta que as frotas utilizadas por grandes construtoras, como a Odebrecht, por exemplo, provêm de 65% a 70% do mercado de locação. “A máquina geralmente é utilizada em uma obra por semanas, meses ou por mais de um ano, sem que o contratante tenha o ônus da manutenção, da assistência técnica, do seguro e dos riscos de utilização. Quando os equipamentos são próprios, a construtora fica exposta à volatilidade de custos operacionais e da estrutura de manutenção. Se forem alugados e apresentarem algum problema, o locador substitui”, argumenta Spinassé.

Mas a locação de uma máquina de grande porte envolve vários riscos. Por isso, é preciso checar a procedência da empresa locadora e as características dos equipamentos a serem locados.

RISCOS CONJUNTOS

Carvalho ressalta que as empresas bem consolidadas, que locam equipamentos de operação complexa, são vulneráveis a processos legais, por isso não podem oferecer serviços de baixa qualidade. “Elas assumem riscos”, salienta Carvalho, completando: “Mas o seu preço costuma ser mais alto se comparado ao de locadoras com perfil menos complexo”.

O especialista salienta, ainda, que as empresas de locação devem proporcionar ótimas condições de funcionamento do bem locado. As máquinas devem apresentar peças de boa procedência e possibilidade de manutenção rápida.


Últimas notícias

11

12

DCCO participa de Dia de Campo em Bela Vista

Leia Mais
30

11

DCCO participa do Simpósio das Unimeds de GO,

Leia Mais
20

11

DCCO Rental loca geradores para Infoparty em

Leia Mais
X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok